Image Map

terça-feira, 19 de maio de 2015

Matemática na Educação Infantil / 1º ano

 photo Morehead37.gif Olá, pessoal! Primeiramente gostaria de explicar que "teoricamente" falando todas as sugestões de hoje são para turminhas de educação infantil, porém isso não quer dizer que não possam ser usadas por turminhas mais velhas, pois tudo vai depender do nível da sua turma. Espero que gostem dos joguinhos, decorações entre outros, todos voltados para matemática.


   photo Ice-Cream-Cone-Counters-Preschool-Math-Activity.jpg  photo ideiamatematicaEI.jpg
 Caixa de ovos numeradas e vários botões coloridos para serem preenchidos pelas crianças. Ótima atividade para os pequenos. _________________________________________________________________________________ photo jogopeixe5.jpg JOGO PESCANDO OS NÚMEROS.

MATERIAL NECESSÁRIO: Cordão (quantidade dependendo do número de alunos); 
Vara (pedacinho de madeira, pode ser palito de churrasco ou palito de pirulito também); 
Imã (para a criança poder pescar o peixe); 
Clips (para pendurar cada um num peixinho); 
Papel Colorido (pode ser filipinho, colorset...); 
Caneta Hidrocor ou Caneta permanente para enumerar os peixinhos;
Molde do peixe.
 photo jogopeixe2.jpg  photo jogopeixe3.jpg  photo jogopeixe1.jpg  photo jogopeixe 6.jpg
COMO JOGAR??? Você pode inventar várias maneiras de jogar, por exemplo:
 *Turmas bem iniciantes: Você pode virar todos os peixinhos (de forma que os alunos não vejam os números de cada peixe). Depois você pede para cada aluno pescar um peixinho e lhe dizer que número que ele pescou. Outra opção é você virar os peixes com os numerais para cima e pedir para qualquer um encontrar determinado número, quem encontrar mais rápido ganha.

 *TURMAS MEDIANAS: Para aquelas turmas que já sabem adição, você pode elaborar fichinhas e dividi-los em pequenos grupos (duplas ou trios), cada fichinha contém uma continha, por exemplo: 0 + 1, a resposta para a continha precisa ser pescada por um dos componentes do grupinho.

 *TURMAS MAIS AVANÇADAS: Você pode intercalar fichinhas de adição e subtração seguindo a ideia acima e pedir os resultados para serem pescados. Acredito que você possa usar em turminhas de 1º e 2º ano, o que acham? Se você tiver outras sugestões, por favor deixe um comentário e ajude outros professores. :) MOLDE DO PEIXINHO - ARQUIVO EM PDF. BAIXE AQUI:
http://www.4shared.com/office/jzhBK-Avba/moldedopeixe.html
  _________________________________________________________________________________                                                      Joguinho de Subtração
   photo JogoSUBTRACAO.jpg  photo JogoSUBTRACAO2.jpg  photo JogoSUBTRACAO3.jpg  photo JogoSUBTRACAO4.jpg  photo JogoSUBTRACAO5.jpg  photo JogoSUBTRACAO6.jpg
GENTE, VOCÊS PODEM IMPRIMIR O NOME SUBTRAÇÃO EM PORTUGUÊS E COLAR POR CIMA DO NOME EM INGLÊS. PARA BAIXAR O ARQUIVO PDF DESSE JOGO, CLIQUE AQUIhttp://www.4shared.com/office/qD25EQYtba/SubtractIt.html

_________________________________________________________________________________



 JOGUINHO DA PÉTALA DE FLOR Como jogar? Você pode ditar ou escrever números e os alunos terão de colar o que corresponde as pétalas de cada flor.  photo Print do jogo da peacutetala.png Apenas um print do jogo, baixe em alta resolução no link a seguir.

VOCÊ PODE BAIXAR O ARQUIVO PDF AQUI: http://www.4shared.com/office/JocBk96-ce/Preschool-Math-Games-Flower-Pe.html


_________________________________________________________________________________


***OUTRAS IDEIAS***:


   photo Matematica-decoracaoEI.jpg  photo Paper-Plate-Clocks-Preschool-Homeschool.jpg  photo mathgames.jpg
Você confecciona essas árvores, depois enumera e pede para os alunos preencherem com as maçãs que você pode comprar naquelas lojas de artigos de bijuteria ou imprimir no word maçãs bem pequenas, recortá-las e montar grupos de alunos para que coloquem em cima da árvore os frutos correspondentes aos números.

 photo 073.gif Gostou desse post? Tem outras sugestões mais bacanas? Por favor, deixe seu comentário abaixo... Beijos, Viviane

Nenhum comentário: