Image Map

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Já começou a preparar a quadrilha???

Myspace Comments, Glitter Graphics at GlitterYourWay.com
Myspace Layouts


Se na sua escola tem festa junina e você não faz a mínima idéia de como preparar uma coreografia de quadrilha, aqui vão algumas dicas:

* Se suas crianças estão na faixa dos 4 aos 6 anos de idade, VC PODE SIM ELABORAR ALGUNS PASSOS UM POUCO MAIS COMPLICADOS!!!

* Escolha da música: Esse é o passo mais importante para compor a coreografia.

* Montagem da coreografia.

* Trajes típicos

Minha sugestão para música: Balão dourado

Balão Dourado
Chiclete Com Banana
Composição: (Wadinho/ João Fernandes)


Sonhei que eu era um balão dourado
E debruçado no manto
Estrelado do céu
Eu via Povo Cantando embalado
Como na ginga
De um carrossel
No sonho eu via a sanfona
E a zabumba
Batendo tão forte
Parecendo um coração
No ting-ling do triângulo
A poeira que sai do chão
Mais um licor
Pra embebedar o coração
Pois nesse passo
Ao som do arrasta-pé
Até o amanhecer seja lá o que Deus quiser
Voei... Voei...
Para o meu amor encontrar
E quando beijei o teu rosto
A lua veio nos admirar
É que era São João
E mais ardente o amor se dá
Junto à chama da fogueira
Novos sonhos vão rolar

Para download: http://www.4shared.com/file/101450352/a7a759b1/04_-_Chiclete_-_Balo_dourado__Gritos_de_Guerra_1987_.html?s=1

Vc pode ouvir a música antes de baixar, e para baixar clique no retangulo verde que diz DOWNLOAD NOW!

Para servir de inspiração:

http://www.youtube.com/watch?v=rBAlZDfS8ok


Procurei muitos videos de quadrilhas infantis, mas acabei ficando até com vergonha das coisas que eu vi, rs. Tudo bem que nós (nordestinos) vivenciamos as festas juninas com mais intensidade, mas daí a fazer uma quadrilha de educação infantil de qualquer jeito como eu vi no youtube, meu Deus! Não sei de onde era a quadrilha que eu vi, mas provavelmente não era daqui, pelo menos nunca vi professores daqui fazer quadrilha com músicas de outro ritmo fora o forró.Se é pra fazer de qualquer jeito, melhor nem fazer, vocês não acham? Vejo muita gente embarcando nessas festinhas de escola por obrigação e acabam fazendo trabalhos mal feitos e com má vontade. Eu vi um video de umas crianças de aproximadamente 3 anos dançando quadrilha ao som de A PULGA E O PERCEVEJO, meu Deus!!! Alguém aqui brinca carnaval ao som de música clássica (Mozart, por exemplo)??? kkkkkkk Encontrei outro video de uma turma que dançava ao som daquela velha música da Peneirinha., nesse video tinha até o comentário de alguém q dizia que era primeira vez que uma turma de educ. infantil dançava quadrilha com aquela música (ironizando, claro), ainda comentou que era uma falta de originalidade. Festa junina se comemora com forró, se você não gosta ou tem outro motivo para colocar musiquinhas infantis que mal lembram o são joão, por favor desista e não pague mico.

PASSOS BÁSICOS:

DAMA CUMPRIMENTAR O CAVALHEIRO: A menina cumprimenta utilizando o vestido, se curvando delicadamente, como na época medieval, por exemplo.

CAVALHEIRO CUMPRIMENTAR A DAMA: O menino se ajoelha e tira o chapeu de palha da cabeça.

PASSEIO NO BOSQUE: Os casais (de crianças) seguem dançando de braços dados alinhados (um casal atrás do outro) num círculo grande.

CÍRCULO: Como se fosse uma grande "ciranda", as crianças vão rodando de acordo com a "batida" da música, tomando sempre o cuidado de não ir muito rápido e cair... A professora sempre deve observar isso!

Tentar o máximo que for possível, sincronizar os passos, fazendo com que as crianças dancem de maneira parecida para que estejam sempre executando o mesmo passo (ninguém adiantado ou muito atrasado).


A TRADIÇÃO DO SÃO JOÃO DE CAMPINA GRANDE, PB (minha cidade natal)

http://www.youtube.com/watch?v=QOrPxV3n9Ec

http://www.youtube.com/watch?v=7LwU0wiXFg0


Espero ter ajudado vcs, bjao!

2 comentários:

TRES AMIGAS disse...

Adorei a sua dica para organizar a quadrilha com os pequeninos. Sou professora de Ed. Infantil e sua dica será muito útil.
Beijos...

Unknown disse...

oi Viviane amei seu blog e adorei a sugestão da dança, concordo plenamente o que você diz, hoje as pessoas confundem a veradeira tradição junina e acham que qualquer música é adquada, digo isso porque também sou nordestina e moro bem pertinho de você. Sou de Lagoa Seca que fica apaenas a 7 km de campina, beijos e parabéns pelo blog, seus trabalhos são lindos