segunda-feira, 6 de abril de 2009

A Páscoa não é feita de chocolate

Photobucket
PÁSCOA

Qual é o significado da Páscoa?

Apesar de possuir várias interpretações dependendo da religião a que está ligada, a Páscoa tem o mesmo significado que é o da liberdade, o de ser um ritual de passagem.

Para os cristãos, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.

Para os judeus, a Páscoa, também chamada de Pessach, ou Passover recorda a travessia dos judeus do Egito até a Terra Prometida - marcada pela conhecida travessia do Mar Vermelho - comemorando o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade.

Como vimos, tanto a Páscoa cristã como a Páscoa judaica são rituais de passagem:

Páscoa Cristã - lembra a jornada de Jesus da morte à vida.

* SITE SMARTKIDS

Photobucket

Atividades!!!

Photobucket

Photobucket


Photobucket
Penso que o verdadeiro sentido da Páscoa está esquecido atualmente e tornaram este mais um dos feriados consumistas da nossa realidade capitalista.
VC PROFESSOR, NÃO É OBRIGADO A COMPRAR OVOS DE PÁSCOA PARA O SEU ALUNO, NÃO. ESTÁVAMOS DISCUTINDO A RESPEITO NA SALA DA ESPECIALIZAÇÃO E MUITAS ESCOLAS OBRIGAM OS PROFESSORES A COMPRAREM OVOS PARA DAR AOS ALUNOS, ISSO É ERRADO E PROVA COMO A MÁQUINA DO CONSUMISMO VEM MANIPULANDO AS PESSOAS... MAIS IMPORTANTE QUE UM MERO CHOCOLATE É A DÁDIVA DA VIDA E O LIVRE ARBITRIO. SAÚDE, FELICIDADE, ESPERANÇA... SENTIMENTOS DE RENOVAÇÃO, ESTES SIM SÃO MAIS IMPORTANTES QUE ALIMENTARMOS A INDÚSTRIA DE CHOCOLATE. NÃO QUERO DIZER COM ISSO QUE NÃO SE DEVE COMPRAR CHOCOLATE, MAS QUE NÃO DEVEMOS TORNÁ-LO UMA PRIORIDADE NA PÁSCOA. JESUS É O PROTAGONISTA E NÃO O OVO DE PÁSCOA.

Beijao e boa Páscoa à todos!

Nenhum comentário: