Image Map

terça-feira, 10 de março de 2009

Você sabia que... dia 14 é dia da poesia???!!!

Photobucket

DIA DA POESIA

Aos poetas...

Poesia é uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos.
Antigamente, as poesias eram cantadas, acompanhadas pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga.
Por isto, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico.
Hoje é considerado o Dia Nacional da Poesia, pois foi nesta data que nasceu o grande poeta brasileiro Castro Alves.
Poeta romântico, Castro Alves morreu de tuberculose na capital baiana Salvador em 06 de julho de 1871, com apenas 24 anos.
Castro Alves escreveu obras clássicas como "Navio negreiro" e "Espumas flutuantes".
fonte: site da smart kids
Faça um poema e mostre o poeta que existe em você!!!

FAÇA UM PROJETO DE POESIA COM AS CRIANÇAS... ESTÁVAMOS DISCUTINDO SOBRE ISSO NA AULA DE PÓS-GRADUAÇÃO, ÀS VEZES A ESCOLA PASSA UM MÊS EM UM ÚNICO PROJETO, É BEM MAIS VIÁVEL PASSAR 1 SEMANA Q UM MÊS, POIS OS ALUNOS SE CANSAM DE VER O MESMO ASSUNTO REPETIDAMENTE DURANTE UM MÊS INTEIRO!!!

POESIA INTERESSANTE:


Brincando de não-me-olhe

Não me olhe de lado
Que eu não sou melado.

Não me olhe do portão
Que eu não sou leitão

Não me olhe de banda
Que eu não sou quitanda

Não me olhe no olho
Que eu não sou caolho

Não me olhe de frente
Que eu não sou parente

Não me olhe na mão
Que eu não sou mamão

Não me olhe para trás
Que eu não sou Satanás

Não me olhe no joelho
Que eu não sou espelho

Não me olhe no meio
Que eu não sou recheio

Não me olhe no pé
Que eu não sou chulé

Não me olhe de baixo
Que eu não sou riacho

Não me olhe da janela
Que eu não sou panela

Não me olhe da porta
Que eu não sou torta

Não me olhe de cima
Que acabou a rima


ESCRITO POR ELIAS JOSÉ

Nenhum comentário: