Image Map

domingo, 18 de janeiro de 2009

Aquecimento global

Aborde em sua sala de aula...

AQUECIMENTO GLOBAL
Todo mundo já ter visto na TV, ouvido no rádio, visto na internet, etc, falar um trecho só que seja do Aquecimento Global.
Desde a criação, a Terra sempre esteve em constantes mudanças de temperatura, em ciclos de milhares de anos de aquecimento e glaciação causados por fenômenos naturais. A partir da Revolução Industrial, o planeta passou a enfrentar uma nova realidade: a mudança de temperatura causada pelo homem através da poluição.
O Aquecimento Global é um fenômeno climático de larga extensão - um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos.
Causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor.
São vários os fatores, apontados por ecologistas e cientistas, que provocam essas mudanças climáticas. A principal conseqüência é o aquecimento do clima da Terra, provocando o aumento da temperatura dos oceanos e o derretimento das geleiras.
Ondas de calor inéditas. Furacões avassaladores. Secas intermináveis onde antes havia água em abundância. Enchentes devastadoras. Extinção de milhares de espécies de animais e plantas. Incêndios florestais. Derretimento dos pólos. E todo o tipo de desastres naturais que fogem ao controle humano.
O controle das emissões de gases na atmosfera é imprescindível. Há muitos fatores que determinam o clima; os principais ocorrem na atmosfera, na crosta terrestre, nas geleiras, nos oceanos, na biosfera, nos gases e nos efeitos causados pela atividade humana.

* fonte: site smartkids

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Um comentário:

Aura Sacra Fames disse...

Conheço sim! Aquecimento global um ótimo tema, conscientizar os pequeninos desde as primeiras sílabas.


Abraços
aurasacrafames.blogspot.com