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terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Ano novo... alunos novos

Ano novo... alunos novos, certo???

Uma idéia para crachas para a primeira semana de aula, boa idéia para vc memorizar os nomes dos seus alunos, promover uma interação social e entre as letrinhas e os alunos.

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Essa foto eu retirei do blog da Jacirinha :)

Idéias para o carnaval...

Projeto Carnaval
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Para quem quer salvar esse é apenas um "texto" sobre atividades que podem ser realizadas nesse período.

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Atividade q pode ser realizada em sala de aula


* REFERÊNCIA:
O DIA-A-DIA DO PROFESSOR. EDITORA FAPI. VOLUME 2

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Joguinho da memória

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Atividades

Idéias de atividades para a Pré-escola:

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Espero que seja útil para alguém...
Beijos, Vivi

domingo, 26 de outubro de 2008

Idéias para o Natal

Mais idéias para o natal:
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Botinhas feitas de feltro!!!


*fonte: http://napontadaagulha1.blogspot.com/

sábado, 18 de outubro de 2008

novidades...

Idéias para o final do ano letivo, lembrancinhas de natal! idéias retiradas de outros blogs no ano passado...




final do ano chegando...

tá passando rápido!!!

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

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+++++ Texto bastante interessante retirado do site: http://pedagogia.brasilescola.com/gestao-educacional/repaginando-a-educacao-infantil.htm ++++

Repaginando a Educação Infantil

“Que eu jamais possa dizer a uma criança que seus sonhos são impossíveis, será uma tragédia para o mundo se eu conseguir convencê-la disso”.(AD)
No passado, acreditava-se que a criança só podia entrar na escola aos cinco anos. Hoje se sabe que, quanto mais cedo isto acontecer, melhor. Os três primeiros anos são os mais importantes para o desenvolvimento cerebral. A educação infantil é extremamente importante para o desenvolvimento integral do ser humano. Os estímulos que uma criança recebe nos primeiros anos de vida definem seu sucesso escolar e seu desenvolvimento.O primeiro papel da escola é levar a criança à plena realização de si mesmo.

Ao aprender construindo aprende-se para a vida. Devemos como educadores possibilitar a elaboração de uma identidade múltipla promovendo o respeito às diferenças, à divergência, em direção ao pluralismo ao escutar e à ajuda recíproca.A escola infantil é um comunitário de aprendizes, quando concebemos que as crianças são “aprendizes da comunidade”, na medida que se propõe uma dupla identidade: a “criança de casa” (com saberes construídos) e a “criança aprendiz” (com saberes que serão construídos). A prática didática deve prever o aprendizado cooperativo, o desenvolvimento metacognitivo, a base dialógica, a legitimação das diferenças, as experiências contextualizadas e os papéis alternados.

A criança como sujeito social histórico, estabelece no seu presente, a identidade de portadora e produtora de cultura. Nesse sentido a infância passa a ser considerada como tempo de “Preparação para…”, sonhar, brincar, sorrir, jogar, desenhar, colorir. Com isso, tudo o que a criança tem direito, faz desse período de sua vida um momento em que ela é a protagonista do seu desenvolvimento como sujeito de sua história.

Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, estão contemplados os Fundamentos Norteadores, que priorizam os Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum; os Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de Cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; os Princípios Estéticos da Sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da diversidade de manifestações artísticas e culturais; assim como as práticas de educação e cuidados, que possibilitam a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivo/lingüísticos e sociais da criança, entendendo que ela é um ser completo, total e indivisível.

Na Declaração Universal dos direitos da Criança proclamados pela ONU, os anos mais importantes para o desenvolvimento da criança são os seis primeiros. Nesses seis anos se forma a estrutura da personalidade e a base da sua afetividade, em torno da imagem que ela faz de si mesmo. Aos seis anos a criança já passou por várias experiências, como o amor ou a rejeição, o carinho ou a violência, o cuidado ou a indiferença, a certeza ou a dúvida, a alegria ou a ansiedade. Para desenvolver-se de maneira saudável e feliz, é preciso que a maior parte das experiências seja positiva.

Qualquer criança tem o direito de ser criança. Infelizmente, o que temos constatado é que elas estão sendo antecipadas a crescer, coagidas a amadurecer e a adotar responsabilidades, que não condizem com a sua faixa etária.

Desrespeitar o direito de ser criança prejudica o seu desenvolvimento emocional.
“É nessa fase da vida que se inicia a construção do ser autônomo, crítico e criativo, sem o que, um país não poderá jamais alcançar o pressuposto tão almejado qual seja de um povo livre e independente, quer política, econômica, intelectual ou cientificamente”.
Prof. Roberto Nicolau Schorr.

Amélia Hamze
Profª da FEB/CETEC
FISO, ISEB-Barretos

*Direitos de autoria do artigo: Amélia Hamze.
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